Novidades

Cidadania portuguesa para brasileiros têm aumento de 70% no mês

Somente no último mês, verificou-se um aumento de 70% na busca pela cidadania portuguesa.

cidadania portuguesa para brasileiros

O interesse pelo reconhecimento da cidadania portuguesa para brasileiros aumenta a cada ano. Agora, com as mudanças recentes feitas pelo governo da Itália na cidadania italiana, o senso de urgência gerado pelo medo de mudanças na legislação de outros países europeus também impactou os descendentes lusitanos. Somente no último mês, verificou-se um aumento de 70% na busca pela cidadania portuguesa.  
 

Disparo na busca pela cidadania portuguesa nos últimos anos  

 
Conforme informado pelo Ministério da Justiça de Portugal, mais de 1,4 milhão de pessoas solicitaram a cidadania portuguesa entre os anos de 2019 e 2025. O aumento representa um crescimento de mais de 350% nos últimos cinco anos. Somente nos primeiros quatro meses de 2024, mais de 63 mil pedidos de cidadania foram registrados, de acordo com o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN).  
 

Busca atual reflete medo por aumento nas burocracias do processo  

 
No último mês, muitos brasileiros com ascendência portuguesa têm acelerado seus processos de cidadania com receio de possíveis alterações na legislação, como já ocorreu com a cidadania italiana. A tendência mostra que, diante de um cenário europeu incerto, famílias estão antecipando a entrada com pedidos para garantir seus direitos antes de eventuais mudanças burocráticas que possam dificultar ou encarecer o reconhecimento.  
 
Exemplos recentes reforçam essa preocupação. Na Espanha, por exemplo, já existem discussões no parlamento sobre possíveis revisões na chamada "Lei da Memória Democrática", que tem permitido a netos de espanhóis solicitarem a cidadania.  
 
Em países como Alemanha e França, os critérios de elegibilidade para descendentes também vêm passando por ajustes nos últimos anos. Esses precedentes têm gerado apreensão entre descendentes portugueses, que temem mudanças similares em Portugal.  
 
Na Porto Cidadania Portuguesa, analisamos caso a caso, e acreditamos que o cenário atual é favorável para buscar a documentação necessária e iniciar o processo, se você é filho, neto ou cônjuge de português. É a hora ideal, considerando especialmente o tempo de análise dos pedidos e a sobrecarga nos órgãos responsáveis. 
 

Plataforma lançada no final de 2024 vem para agilizar processos  

 
Para tentar agilizar os processos de reconhecimento da cidadania portuguesa, o Instituto de Registros e Notariado (IRN) conta com uma nova ferramenta. Com ela, o instituto digitalizará as operações associadas aos processos de nacionalidade. Desde a entrada do pedido e dos respectivos documentos, análise e decisão final, tudo contará com o apoio da tecnologia. A estimativa é de reduzir 1h15 de atendimento de cada requerente.  
 
Outra facilidade da nova plataforma é a integração com o sistema de registro civil. Assim, o registro de nascimento é inscrito de forma automática com o despacho de concessão de nacionalidade.   
 

Por que solicitar o reconhecimento da cidadania portuguesa agora?  

 
Solicitar o reconhecimento da cidadania portuguesa agora pode ser uma decisão estratégica. Assim, o descendente tem mais chances de garantir os benefícios de ser cidadão europeu antes de possíveis mudanças legislativas entrarem em vigor. Quanto antes o pedido for iniciado, maiores as chances de concluir todo o trâmite dentro das regras atuais e com prazos mais previsíveis.  
 
Além disso, ter a cidadania portuguesa garante não apenas o direito de viver em Portugal, em qualquer país da União Europeia. Isso abre portas para educação de qualidade, oportunidades de carreira internacional, mobilidade facilitada e acesso a serviços públicos em diversos países europeus.  


 

Principais motivos para solicitar cidadania portuguesa agora:  

 
Evitar impactos de possíveis mudanças nas leis de nacionalidade;  
Antecipar-se ao aumento da fila de espera para análise dos processos;  
Garantir acesso à União Europeia enquanto as regras atuais estão vigentes;  
Aproveitar o cenário político português, ainda favorável aos descendentes;  
Ampliar oportunidades de trabalho, estudo e qualidade de vida na Europa.  
 
Entre em contato com a Porto Cidadania Portuguesa e dê entrada no seu pedido de reconhecimento da cidadania portuguesa.