Fuso horário em Portugal: saiba a diferença com o Brasil
Que tal entender tudo sobre o horário Portugal? Siga a leitura e confira quais são as diferenças com o Brasil ao longo do ano.

Quem está planejando uma viagem internacional, trabalhando com clientes de fora ou pensando em se mudar do país após o reconhecimento da cidadania lusitana, precisa entender como funcionam os fusos horários. Quando o destino é Portugal, essa atenção é ainda mais importante — afinal, a diferença de horário entre o Brasil e Portugal pode impactar compromissos, reuniões, voos e até ligações com familiares.
Então, que tal entender tudo sobre o horário Portugal? Siga a leitura e confira quais são as diferenças com o Brasil ao longo do ano. Compreenda como o horário de verão europeu influencia essa variação e quais cuidados você deve ter para não se confundir.
Qual é o fuso horário de Portugal?
Hora oficial de Portugal continental
Portugal segue o horário de referência WET (Western European Time), que é o mesmo do Meridiano de Greenwich (GMT+0). Isso significa que, em relação ao horário de Brasília (GMT-3), o país europeu está três horas à frente em boa parte do ano.
Por exemplo, quando são 12h em Lisboa, são 9h em Brasília, considerando o horário padrão.
Regiões com fuso horário diferente dentro de Portugal
Portugal possui duas regiões com fusos ligeiramente distintos:
Portugal continental e Madeira: seguem o horário GMT+0, com ajuste para GMT+1 durante o horário de verão.
Açores: essa região insular tem uma hora a menos que o restante do país, operando em GMT-1 e, durante o verão, GMT+0.
Essa variação precisa ser considerada principalmente por quem viaja entre as ilhas e o continente ou realiza chamadas com pessoas dessas regiões.
Diferença entre o horário de Portugal e o do Brasil
A diferença de fuso entre Brasil e Portugal varia ao longo do ano. Os dois países seguem calendários diferentes para o horário de verão — e o Brasil atualmente não adota mais essa mudança, desde 2019.
Período sem horário de verão em Portugal
Entre o final de outubro e o final de março, Portugal segue o horário padrão (GMT+0). Nesse período:
A diferença entre o horário de Portugal e o do Brasil é de 3 horas.
Exemplo: 15h em Portugal = 12h no Brasil (horário de Brasília).
Período com horário de verão em Portugal
Durante o horário de verão europeu, geralmente do último domingo de março até o último domingo de outubro, os relógios em Portugal são adiantados em 1 hora.
Neste caso, a diferença de horário aumenta para:
4 horas a mais em Portugal em relação ao Brasil.
Exemplo: 15h em Portugal = 11h no Brasil.
Desde 2019, o Brasil aboliu o horário de verão, o que deixou o país com um horário fixo o ano todo. Isso causou um pequeno impacto na forma como comparamos os horários com Portugal.
Antes, quando os dois países faziam uso do horário de verão em épocas diferentes, era comum que a diferença mudasse ao longo do ano. A variação chegava a ficar entre 2 e 5 horas dependendo da época. Hoje, com o Brasil mantendo o GMT-3 constante, a mudança é exclusivamente do lado português.
Diferença entre os fusos dentro do Brasil
Vale lembrar que o Brasil é um país com múltiplos fusos horários, o que também influencia na diferença com Portugal, dependendo da cidade de origem.
Veja como fica a diferença considerando o horário padrão de Portugal (sem horário de verão):
Região do Brasil / Fuso horário /Diferença com Portugal (sem horário de verão)
Brasília / São Paulo /GMT-3 / +3 horas
Manaus / GMT-4 / +4 horas
Acre / GMT-5 / +5 horas
Fernando de Noronha / GMT-2 / +2 horas
Durante o horário de verão em Portugal, adicione mais 1 hora de diferença.
Como o horário de Portugal impacta quem viaja ou vive no país?
Planejamento de voos e escalas
Para quem vai viajar entre Brasil e Portugal, entender a diferença de horários é essencial para planejar horários de chegada e partida, principalmente se houver conexões internacionais.
Muitas passagens indicam o horário local de cada cidade. Por isso, mesmo que o voo dure 10 horas, você pode sair do Brasil à noite e chegar em Lisboa na manhã do dia seguinte, com um “salto” de 3 a 4 horas.
Adaptação ao jet lag
Por estar algumas horas à frente do Brasil, Portugal pode causar um leve desconforto nos primeiros dias para quem não está acostumado a mudanças de fuso — o chamado jet lag.
A dica é tentar adaptar o corpo aos poucos: dormir e se alimentar nos horários do destino já alguns dias antes da viagem pode ajudar na transição.
Reuniões, chamadas e trabalho remoto
Quem tem clientes em Portugal ou quer realizar chamadas com a família à distância, precisa considerar essas diferenças horárias ao agendar reuniões. Por exemplo, um encontro às 10h da manhã em Lisboa será às 7h da manhã em Brasília (ou 6h, durante o horário de verão europeu).
Saber o horário correto evita confusões, atrasos e cancelamentos por conta de má interpretação dos fusos.
Conclusão
Saber como funciona o horário Portugal e como ele se compara ao horário do Brasil é essencial para qualquer pessoa que tenha alguma conexão com o país europeu. Seja para planejar uma viagem, agendar uma videoconferência ou morar em Portugal, compreender a diferença de fuso evita transtornos e mal-entendidos.
Atualmente, a diferença varia entre 3 e 4 horas, dependendo do período do ano. Por isso, o ideal é sempre verificar se Portugal está ou não no horário de verão, principalmente entre os meses de março e outubro.
Ficou com dúvida? Salve esse conteúdo para consultar sempre que precisar ou compartilhe com alguém que também está se organizando para viver essa experiência internacional!